sábado, 18 de dezembro de 2010

Solo Cimento Aplicado em Casas Populares

Estudo sobre o emprego do solo estabilizado com cimento em casas populares.

O solo estabilizado foi empregado durante centenas de anos, o que comprova sua durabilidade e eficiência. Trata-se de uma mistura de terra, cimento e água, que quando compactada a certas proporções garante propriedades que viabiliza diferentes formas de aplicação. Abordaremos a construção de casas com paredes monolíticas, compactadas em formas de madeira ou metálica in loco. Evidenciaremos os problemas mais freqüentes e detalhes construtivos, bem como a seqüência de execução.

Conclusão

A terra, a pedra e a madeira foram seguramente os materiais de construção que até recentemente abrigaram a humanidade. A terra, principalmente, pela abundância e facilidade de aplicação. Mas a produção industrial de materiais, os novos padrões estéicos, as grandes concentrações urbanas e os custos crescentes da mão-de-obra foram aos poucos inviabilizando seu uso.

Neste trabalho procurou-se desenvolver o assunto "Construção de Casas Populares com o emprego do solo-cimento", no qual as paredes de uma casa são executadas com a compactação de terra+cimento+água em proporções adequadas, mostrando de forma prática e objetiva alguns dos parâmetros envolvidos nesse tipo de construção.

Como se pôde analisar, não se faz necessário uma mão de obra muito especializada, porém o local a ser construída a casa deve ser escolhido de maneira a não se inviabilizar os custos. Deve-se observar o tipo adequado de terra, formas, cimento, proporções, bem como um projeto e planejamento adequado para a obra.

Abandonada já a algum tempo, a técnica de construção com terra vem sendo vista hoje como uma boa alternativa para a construção civil. Importante é levantar o assunto, pesquisar, trabalhar e fazer novas experiências junto com outras técnicas praticadas atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário